Apresentação

 

O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB) será realizado no período de 3 a 6 de setembro de 2019. Este evento realiza-se após o sucesso do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, ocorrido na cidade de Vitória – Espírito Santo – Brasil, em 2013, e do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, acontecido na Universidade do Porto, em 2016.  
 
O tema da História da Construção tem-se assumido como uma das áreas mais inovadoras e interdisciplinares, congregando historiadores, arqueólogos e historiadores da arte, mas também engenheiros, arquitetos e outros profissionais de áreas afins. As reflexões geradas nestes encontros são fundamentais para o resgate da memória dos materiais e técnicas construtivas, permitindo compreender como se dá a formação do patrimônio edificado e suas transformações, e fornecendo subsídios que possibilitarão intervenções de forma mais adequada. Diante do interesse pelo tema no Brasil e em Portugal, o presente congresso pretende constituir um fórum de debates sobre a história da construção e a ciência da conservação, nas suas múltiplas dimensões. Objetiva-se promover o intercambio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre os dois países, por meio do estabelecimento de vínculos com instituições e pesquisadores especializados, dedicados aos estudos dos materiais e técnicas construtivas históricas. 
 
Espera-se que haja uma ampla participação de profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharia, Arqueologia, História, Museologia, Sociologia, entre outras, para troca de experiências sobre os diversos temas abrangidos no congresso, e discussões de novos tópicos para a reabilitação do vasto patrimônio construído.
 
O 3°CIHCLB é um evento de caráter multidisciplinar que reunirá, além de estudantes da graduação e pós-graduação, arquitetos e urbanistas, engenheiros, arqueólogos, historiadores, museólogos, profissionais das áreas da ciência da conservação e restauro do patrimônio e de outras áreas correlatas.
 
O evento terá abrangência internacional, uma vez que contará com representantes do Brasil e de Portugal na organização e, em seu comitê cientifico, com membros de instituições estrangeiras, assim como conferencistas provenientes de vários países, com produção científica ou atuação acadêmica reconhecida internacionalmente. Adicionalmente, terá chamada internacional para submissão de trabalhos no evento, programação, divulgação e apresentação de trabalhos nas línguas do evento. 
 
O congresso terá como línguas oficiais o português e o espanhol de forma a contemplar um amplo conjunto de participantes. 
End:. Rua Prof. Aristides Novis, 2, Federação CEP: 40210-630, Salvador - BA - Brasil
Instagram: @3cihclb
Tel:. +55 71 3283-9858