Programação

 

O 3CIHCLB contará com conferências científicas ministradas por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre os quais destacam-se os nomes apresentados a seguir.

A programação completa do evento será disponibilizada em breve.

 

Conferencistas

Nome do Conferencista Breve Currículo
Prof. Carlos Alberto Cerqueira Lemos
Universidade de São Paulo (USP)

Arquiteto e artista plástico, é professor titular do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU USP. Dedica-se à história da arquitetura brasileira e à preservação do Patrimônio Cultural. Foi conselheiro do IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP. É autor de 27 livros, dentre eles: Arquitetura BrasileiraRamos de Azevedo e seu escritório (Prêmio Jabuti / 1994); Como nasceram as cidades brasileiras.

Prof. Marco Antônio Penido de Rezende
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor Associado na Escola de Arquitetura da UFMG. Doutorado em Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 2003. Pós-Doutorado na Universidade Oregon, EUA, em 2010.  Ensino, pesquisa, extensão, além da orientação de 20 alunos de mestrado e 4 de  doutorado. Possui 88 publicações nos campos da História das Construções, Conservação das Construções, Arquitetura e Tecnologia Vernáculas, Arquitetura de Terra.  Membro do ICOMOS, Association of Preservation Technology, Diretoria do ANTECIPA, Rede TerraBrasil, Rede Proterra.    
 
Prof. Mário Mendonça de Oliveira
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1961) e Notório Saber (2001) pela Universidade Federal da Bahia. Especializou-se em Restauração e Conservação dos Monumentos pela Universitá degli Studi di Firenze. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, da qual recebeu o Título de Professor Emérito. É docente do quadro permanente do PPGAU e do MP-CECRE. Tem experiência na área em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: restauração e conservação do patrimônio, ciência e tecnologia da restauração. É membro efetivo da Academia de Ciências da Bahia, membro do ICOMOS e do ICOFORT. Pela sua atividade na conservação do patrimônio construído, recebeu diversas comendas e distinções como o título de Comendador da Ordem do Mérito do Estado da Bahia, a Medalha do Mérito Militar, o título de Cidadão de Salvador, o diploma de Pioneiro da Ciência da Conservação no Brasil do ICOMOS-BR, a medalha Mário de Andrade do IPHAN e, mais recentemente, o diploma de Sócio Emérito do ICOMOS Internacional.

Prof. Nelson Pôrto Ribeiro
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Arquiteto pela FAU-UFRJ (1985), mestre em História da Arte pela EBA-UFRJ (1990) e doutor em História pelo IFCS-UFRJ (2000), com estágios pós doutorais pela Faculdade de Arquitectura da UTL (2010) e pelo Instituto de História da Arte da FCSH - Universidade de Lisboa (2018). Trabalhou durante 12 anos na área de restauração e conservação do patrimônio edificado, enquanto sócio e responsável técnico da empresa Ópera Prima Arquitetura e Restauro Ltda. Desde 2002 é professor Associado IV do DAU-UFES. É autor de sete livros e inúmeros capítulos de livros e artigos científicos. Foi autor e/ou consultor de mais de 40 projetos de restauração de importantes prédios históricos da cidade do Rio de Janeiro.

Prof. Paulo B. Lourenço
Universidade do Minho (UMINHO)

Professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Coordenado do Grupo de Estruturas e Co-Diretor do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (www.isise.net). Interesses na área de ensaios não destrutivos, técnicas avançadas de análise numérica e experimental, técnicas de reforço inovadoras e engenharia sísmica. É especialista em conservação de construções antigas e trabalhou como consultor em mais de 100 monumentos em Portugal e no exterior, incluindo diversos casos classificados como Patrimônio da Humanidade, tais como a Sé do Porto, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo, em Tomar, o Castelo de Guimarães (em Portugal), o Qutb Minar (Nova Deli, Índia), as igrejas de Famagusta (Chipre) e a Catedral da Cantuária (Reino Unido). Coordenador do Mestrado Europeu em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (www.msc-sahc.org), Prêmio Europa Nostra 2017. Editor do International Journal of Architectural Heritage.

Prof. Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas
Universidade do Porto (UP)
Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Tem desenvolvido a sua atividade docente em diferentes disciplinas/unidades curriculares de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, quer no domínio da Arquitetura, quer da Engenharia Civil, em diferentes instituições de ensino universitário. A atividade científica mais recente vem incidindo na área da História da Construção, com ênfase na temática relacionada com a introdução e disseminação do concreto armado, em Portugal.
 
Prof. Virgolino Ferreira Jorge
Universidade de Évora (UEVORA)
Professor aposentado de Arquitetura, pela Universidade de Évora, e membro honorário da Academia Portuguesa da História. Criou e dirigiu, nesta Universidade, os cursos de mestrado e doutoramento em Conservação do Património Arquitectónico e Paisagístico. As suas áreas de estudo principais são a Hidráulica Monástico-Conventual, a Arquitectura Religiosa Medieva e a Teoria e História da Conservação.
 
End:. Rua Prof. Aristides Novis, 2, Federação CEP: 40210-630, Salvador - BA - Brasil
Instagram: @3cihclb
Tel:. +55 71 3283-9858